quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A ciência do detalhe


Minha querida amiga Tatiana Kielberman estreou um novíssimo [e lindo] blog, chamado Detalhes Intimistas. Vale a pena conferir!

Lendo as suas primeiras linhas, lembrei-me de um texto que recebi [de uma pessoa a quem amo demais, irremediavelmente e incondicionalmente!] há 6 anos e que me tocou muito, pela importância que dou aos detalhes...

Deixo para vocês, hoje, esse texto ao mesmo tempo tão profundo e leve!

Beijinhos!

Hélia

^^

A Ciência do Detalhe

Mica Guimarães*

Se engana todo aquele que pensa que, pelo fato de estar permanentemente ocupado em suas tarefas diárias, exaustivos labores cotidianos, atingiu um patamar invejável, que o torna diferente dos humanos ou, ao menos, imbuído de uma pesada e importante missão na Terra, que só ele tem condições de cumprir. Engano. 

Uns pretendem a vida eterna, além de lá; outros a vida plena, no sentido exato do limite dos seus sentidos. Para a vida eterna, uns se enclausuram; para a vida meramente temporal, alguns se jogam nos prazeres carnais, pelo desejo da volúpia pela volúpia. Enganam-se.
 
Engana-se, também, o exemplar juiz que se debruça meses a fio sobre um processo qualquer, visando mais um enfadonho veredicto, imaginando que quanto mais agir com abnegação mais proveito obterá, em favor da realização inconteste dos seus sonhos. Nem o bandido que igualmente se esmera no planejamento do seu hediondo mister, apesar de atingir os seus objetivos, logrará êxito. Não há obra humana realizada, seja ela boa ou má, que se coloque em posição de destaque em relação à outra. Tudo é apenas trabalho, que se fundamenta em erigir enganos, seja qual for a ocupação. 

A obra se completa não ao atingir o todo de sua inteireza, mas ao encontrar o detalhe que com ele se intercompleta, porque na música até a ausência de som é melodia, e nada há de uno que não almeje detalhe. Nas obras ou nas ações, os detalhes fazem necessariamente a diferença. Deus não teria completado a sua obra sem o divino detalhe: O Cristo. E, assim, em tudo no Universo, em qualquer manifestação de vida, movimento, ação, deslocamento, ida, busca, volição. Tudo, tudo.
 
Se alguém já ouviu falar em Van Gogh, pode não compreender o valor de sua obra ou dar qualquer explicação a seu respeito, mas, com certeza, vai se lembrar dele pela ausência de uma das orelhas. Um pormenor me chama a atenção sempre que vejo a figura enigmática de uma esfinge: o pedaço retirado de suas ventas. Você sabe quem foi o responsável. 

O nome de Salomé não constaria da Bíblia, se João Batista não tivesse sido decapitado. Ao ouvir a expressão “eu lavo as minhas mãos”, a figura de quem vem a nossa mente? Uma particularidade vale uma vida, marca uma história, limita épocas. O riso de Monalisa. Os trejeitos de Chaplin. O mau humor de Beethoven. A cadência pélvica de Elvis. E as cabeleiras dos Beatles? Vou parar de citar, se não a crônica não passará de um detalhe. Lendo Lucas 15, versículos de l a 7, pude vislumbrar o quanto é estranha aos olhos dos homens a ciência de Deus. E que é, às vezes, num simples detalhe que ele sintetiza toda a sua obra, sem que haja necessidade de, para compreendê-la, o homem ostentar títulos ou posições destacadas na sociedade.
 
É tudo tão simples, harmonioso e inesperado quanto um gorjeio matinal, escondido nas frondes. Um pastor deixa para trás noventa e nove ovelhas, para resgatar uma desgarrada. Ao encontrá-la, se enche de júbilo por reconhecer que o rebanho, por mais valioso que seja, só poderá ser considerado como tal se abrigar em seu meio a perdida. Aparentemente, só um detalhe. 

* Professor e jornalista

2 comentários:

wal cabral disse...

Excelente! Bjs de uma leitora dos detalhes...também!
Wal

Tatiana Kielberman disse...

Minha querida Helinha,

É uma honra imensa ser citada aqui no seu blog, que é um espaço que adoro tanto!

Fico muito feliz que tenha gostado do meu novo cantinho e espero te ver sempre por lá... ^^

Quanto ao texto que você postou, eu já o conhecia e é mesmo maravilhoso.

Ele fala sobre aquilo que realmente importa na vida e que, nem sempre, valorizamos da maneira devida!

Adorei fazer a releitura e entender com ainda mais profundidade a riqueza dos detalhes...

Um beijo carinhoso de quem ama você!