quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Essa tal gripe...


Beijar não pode. Abraços longos e afetuosos também não. Aperto de mão... não, não pode. Só um sorriso e um aceno de cabeça mesmo é que estão liberados.

A gripe suína (Gripe A/Influenza A/H1N1...) tem deixado um rastro de pânico, comportamentos obsessivos, situações surrealistas e sentimentos confusos... Como os meus, ao descer as escadas, na escola, na hora do intervalo, e ouvir duas pequenas alunas conversando:
- Ah, eu tô com tanta vontade de dar um abraço e um beijo na professora Hélia!
- Eu também, mas a gente não pode nem segurar a mão mais, ne, por causa da gripe suína...

Não é nada fácil para mim também, que tenho um carinho bem de mãe mesmo pelos meus alunos... E, como mãe, você só pensa em cuidar. O verbo de mãe é essencialmente esse: cuidar!

Sou super tranquila, com tudo. Tanto que meus filhos são independentes demais! Mas sou cuidadosa. Desde que as aulas retornaram, no dia 10/08, montei “kits gripe” para meus filhos. Um pra cada. O kit continha: um pote (aquelas bisnaguinhas de colocar catchup) com álcool gel, caixinha de lenços de papel e garrafinha de água. Também fiz um pra mim e levava na bolsa, junto com um recipiente com sabonete líquido. Higienizava as mãos dos alunos, nas salas onde dou aula, todos os dias.

Não tive como escapar do susto.

À meia-noite e meia, de quinta (27/08) para sexta-feira, meu filho Hugo, de 8 anos, me chamou no quarto dele, dizendo que estava com uma dor muito forte na barriga. E também dor de cabeça. Fui olhar, ele estava com febre: 38.5°. Dei a ele um pouco de Novalgina e o deitei na minha cama. Logo ele se levantou e correu sozinho ao banheiro para vomitar. Lá se foi o remédio. Tomou um pouco de água e dei a ele o remédio novamente, já era 01:00h. A partir daí não dormi mais, monitorando a temperatura que baixava, mas nunca menos de 37°. O remédio deve ser dado de 6 em 6 horas, mas às 06:40h a temperatura estava em 38.8°, dei o remédio novamente. Não fui trabalhar, fiquei com ele em casa, evitando ir a hospitais lotados de pessoas supostamente gripadas.

Mas tinha a minha outra filha, a Paula. Fui ao quarto dela às 06h e disse que Hugo não iria à aula porque não estava bem. Ela se sentou na cama e, toda mocinha, do alto de seus 10 anos, me disse:
- Ah, mãe, mas eu tenho que ir à aula, viu... Tenho que entregar aquele trabalho que terminei ontem e tenho prova de ensino religioso hoje!

Paula foi à aula e, como eu disse, fiquei com Hugo em casa. Bom, ele havia tomado o antitérmico às 06:40h. Às 11:40h, novamente a temperatura estava acima dos 38°, dei o remédio mais uma vez. O intervalo já era de apenas 5 horas entre uma dosagem do antitérmico e outra.

Normalmente o remédio faz efeito em menos de 20 minutos. Mas, às 12:30h eu estava arrumando o quarto dele, quando ele me chamou da sala onde estava deitado (no sofá):
- Mãe, parece que eu estou flutuando...
- Anh?
- Parece que eu estou flutuando, mãe...
- Como assim, flutuando?
- Parece que eu estou chegando pertinho do teto...
Corri para a sala, ele estava com as bochechas e os olhos bem vermelhos. Verifiquei a temperatura: 39.5°! E eu havia dado o remédio há quase uma hora! Tirei a roupinha dele rapidamente e coloquei-o no banho. Deixei a água mais quentinha, para não dar um choque, pois seu corpo estava extremamente quente. Ele disse que a água estava fria demais! Aos poucos eu fui deixando a água mais fria mesmo, mas como seu corpo esfriava, ele achou que a água, finalmente, estava quentinha...

A febre cedeu um pouco e eu esperei até às 16h para dar outro antitérmico, o Paracetamol. Ele dormiu e eu pensei: febre alta, que não cede... Dor de cabeça, tosse, fadiga, vômito, coriza... gripe suína! É claro que tem várias enfermidades que podem ter esses mesmos sintomas, mas em tempos de pandemia você pensa em que??

Levei Hugo ao hospital. No caminho, olhei para seu rosto. Estava extremamente pálido, mas as bochechas continuavam vermelhas. Achei a região entre as sobrancelhas dele meio protuberantes e comentei:
- Sabe que você pode ter sinusite? Não dói aqui, embaixo dos olhos, não?
- Dói mais em cima dos olhos. – ele disse.

Na entrada do hospital, antes mesmo da recepção, uma enfermeira usando máscara, perguntava o motivo da consulta. Na mesa dela, várias mascaras e álcool gel. Quando disse “febre, tosse, dor de cabeça”, ela pediu que colocássemos máscaras.

A pediatra que nos atendeu, achou o exame clínico do Hugo excelente: pressão, pulmões, garganta, tudo OK:
- Se estivéssemos em uma época normal, ele seria liberado com recomendações comum para quem tem gripe. Mas em época de gripe suína, ninguém sai daqui sem os raios-X! Vou pedir radiografia do tórax e da face.

Fomos, eu e Hugo, para a sala de raios-X. Enquanto esperávamos, fiquei conversando com uma mulher que aguardava sua filha (que estava lá dentro tirando radiografias). Ela disse que a filha estava tendo febre acima de 39°, direto. A moça voltou, parecia ter uns 15 anos. Sentou-se, esperou pelas radiografias. Quando lhe foram entregues, elas saíram, em direção ao consultório médico.

Hugo fez as radiografias e voltamos para o consultório, para mostrar à pediatra. No caminho vi, no fim do corredor, a moça que havia feito as radiografias antes do Hugo... deitada em uma cama, já recebendo soro na veia...

Enquanto esperávamos a médica nos atender novamente, Hugo me perguntou:
- Mãe, por que eu tenho que ficar de máscara?
- Por causa da gripe suína, você sabe.
- Para eu não passar para ninguém, se eu tiver?
- E para você não pegar, se não estiver com ela.
- Mas eu vi na televisão que a mascara não protege. Você sabe, mãe, o vírus é muito pequeno.
- É, não protege totalmente, mas pode ajudar. Se você fosse um vírus, você ia querer entrar em uma boca toda desprotegida ou uma que tivesse um paninho tampando?
- Na que estivesse desprotegida. Ah... É por isso que você está sem máscara? Pro vírus te pegar e não me pegar? Nossa, mãe, você é tão boa pra mim...

A pediatra olhou as radiografias do Hugo e disse que as do tórax estavam ótimas. Mas quando olhou as da face...
- Olha a sinusite ali, Hugo! – a médica disse a ele.

Diagnosticada a sinusite, passamos na farmácia para comprar o antibiótico que Hugo teria que tomar por 10 dias e mais alguns remédios.

Hugo passou o sábado com uma febre bem baixa (estado febril) e dor de cabeça leve. Depois foi passando tudo e no domingo ele estava sem febre e dor, apenas tossindo...

De domingo pra segunda ainda não consegui dormir muito bem. Mas fui trabalhar na segunda-feira de manhã. À noite estava bem cansada e tentei dormir mais cedo. Dessa vez foi Paula que tossiu a noite inteira e não me deixou dormir. Coloquei a mão em sua testa, ela não estava quente. Voltei a me deitar, mas me revirando na cama a cada vez que ela tossia. De manhã, na terça (01/09), às 05:00h, me levantei, peguei o termômetro e corri para o quarto da Paula. O termômetro acusou: 38.5°!! Ela estava tossindo muito, com dor na garganta e dor de cabeça.

Pensei: "Bom, certamente Hugo transmitiu isso pra Paula... então não é só sinusite..."!! Pra me preocupar mais, Hugo reclamou de dor nas pernas e estava sem apetite e só de dar uma mordida em um pedaço de pão já se queixava de estar "cheio"...

Depois de todo mundo tomar banho, fomos imediatamente para o hospital, dessa vez para consultar os dois!! Levei a receita médica do Hugo e as radiografias que ele tinha tirado do tórax e da face (da consulta de sexta). Hugo entrou em um consultório com o pai (Allan) e a Paula entrou comigo no outro.

A médica examinou Paula, eram sintomas de gripe (febre acima de 38.5, dor de cabeça que nunca passava, dor nas pernas, tosse...). Fomos fazer os raios-x. Quando voltamos ao consultório pra mostrar à médica, encontramos Allan e Hugo saindo do outro consultório. Allan me mostrou a licença do Hugo, onde a médica dizia que ele deveria ficar em isolamento domiciliar por 7 dias, recebendo cuidados. Mostrei a radiografia à médica da Paula, ela disse que os pulmões estavam OK, mas que pediria 14 dias de licença, com isolamento domiciliar e tal. Eu disse a ela que meu outro filho estava de licença por 7 dias e ela disse que então daria a licença de 7 dias pra Paula também, mas escreveu "inicialmente 7 dias". Disse que se qualquer sintoma (mesmo um só) continuasse no 7º dia, era pra eu voltar lá.

A médica me disse o seguinte...

Nem todo mundo que pega gripe suína morre (claro, a gente já sabe, ne?? Ainda bem, senão a população mundial poderia se extinguir...)... nem todo mundo que contrai a gripe suína fica sabendo!! E nem sempre a pessoa tem pneumonia (o raio x é pra afastar essa possibilidade, pois a pneumonia é uma complicação super perigosa... mas não ter penumonia não significa exatamente não ter a gripe suína)... Muitas vezes o sistema imunológico está muito bom e combate bem o vírus sem complicações mais sérias... e, por que não uma sinusite poderia estar associada à gripe?? Ela quis dizer, sutilmente, que a médica que atendeu o Hugo primeiro e diagnosticou a sinusite deveria ter dado uma licença grande pra ele já na sexta. Porque a orientação é deixar em casa todo menor de 12 anos que apresentar febre alta (só a febre já basta!), de preferência por 14 dias.

Ficamos então, eu e meus filhotes, de "isolamento domiciliar" (Até terça-feira. Na terça retornaremos às nossas atividades normais!! Eu volto ao trabalho, eles voltam à escola!)...

Também não dormi nada de terça para quarta. E fiquei muito apreensiva nesses dois dias, com Paula tendo febre o tempo todo (quando baixava, a temperatura ficava acima de 37°!), com a dor de cabeça que não passava, e os dois tossindo muito. Isso sem contar a minha dor de cabeça, minha dor de garganta, minha tosse, etc...

Finalmente hoje, quinta-feira, todos acordaram bem, sem dor de cabeça e febre. Apenas tossindo, mas bem menos. O meu Master Suco nunca trabalhou tanto! Sempre fazemos muito suco natural aqui, mas nesses dias tenho feito bem mais. E vai tudo junto no suco: beterraba, cenoura, laranja, maçã, couve... uma beleza!! E todo mundo tem que beber água o tempo todo também, senão eu brigo!

E aqui estou eu, de volta ao blog, para descansar e relaxar (postar aqui e ler os posts dos amigos me faz tão bem!! Senti tanta saudade dos amigos e daqui!!)... e essa noite, finalmente, acho que dormirei bem!

^^

Hélia

28 comentários:

FOTOS-SUSY disse...

OLA HELINHA, A QUE TER CUIDADO COM ESSA GRIPE, OBRIGADA PELA VISITA...
QUE TENHAS UMA BOA TARDE, E UMA LINDA SEXTA-FEIRA...
BEIJOS DE AMIZADE!!!


SUSY

Anônimo disse...

gata muito legal seu post, demoroumas valeu a pena, meus parabéns meu anjinho lindo

Anônimo disse...

sobre o filme, se quise fazer eu topo hehehhe

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Helinha!

Lamento muito,ainda bem que já está tudo terminando.A minha Gabi(não sei se a conhece) esteve gripada por toda esta semana.Apesar dos sintomas terem sido mais brandos, também está "recolhida" por pertencer ao grupo de baixa imunidade.Só voltará às atividades quarta-feira próxima.Imagino o sua apreensão pois não passei nem pela metade e fiquei apavorada.Graças a Deus que tudo passa,principalmente os sustos!!

Um beijo para todos e muita saúde!!!

Sonia Regina.

Barbara disse...

Vida de mãe.
Conheço.
Fico contente de estarem recuperando o bem estar.
E se ajuda a outras pessoas, eu diria que procurem a homeopatia para prevenção, pois há remédios para isso sim.
Prevenção.
Não impede o vírus de se instalar mas dá uma protegida.
Geléia Real fortalece o sistema imunológico, gengibre também.
Mas o que dizer mais?
Que você descanse.
Abraços e nas crianças também.

Anônimo disse...

Helinha, que susto hein!?! Essa gripe está me assustando demais da conta. Dia desse minha filha amanheceu com 39 graus, fiquei com muito medo, mas não foi nada, ou foi comum.
Que bom que estão melhor e espero que tenha uma boa noite de sono para se recuperar. Sei como é, fico assim quando os meus adoecem.
Bom descanso
Beijos
Adriana

Dalinha Catunda disse...

Olá Helinha,
Ainda bem que tudo já passou, seus filhos estão bem e você como sempre, nos fazendo felizes com sua presença essencial.
Querida, você já é socia do Cantinho da Dalinha, pode levar o texto que você quiser, para sua escola para seu blog, sei da sua responssabilidade em citar a autoria.
Também gosto muito de você,
Beijos,
Dalinha

Janeth disse...

Que pena que se enfermaran tus angelitos,...pero bueno, ya se estan mejorando y pronto estaran jugando y divirtiendose como siempre amiga, el susto ya paso....Esto de la gripe esta causando mucho miedo, y la verdad no creo que sea para tanto, solo hay que cuidar la higiene, y no salir mucho, y sobre todo mantener las defensas altas, y la energia a pleno, eso es importante.
Saludos y muchos besos
Janeth

:.tossan® disse...

Sejas benvinda de volta a blogosfera. Viestes com um belo texto! Beijo

Anônimo disse...

E eu amo voce muitu ih tamanhu du universu

Andreia Alves disse...

Helinha graças a Deus que estão todos bem! Também passei por isto com o meu filho, mais a médica nem sequer o isolou, disse que era gripe normal. Eu acho que era sinusite, pois ele sempre teve, embora fazia muito tempo que não tinha uma crise.
Esta gripe suína esta de arrasar co nossos nervos. De um beijinho bem carinhosos neles por mim. Amiga quero te convidar para participar de umas blogagens coletivas, passe lá no blog para saber mais detalhes.
Muitos beijos carinhosos para ti e tuas fofas crianças...

Rosi disse...

Querida

Tomara que agora esteja ttudo bem, que susto heim?!

Ah, passa lá no Mundinho Particular que hoje tem entrevista especial.

Bom feriadão

Bill Falcão disse...

Também, depois de uma aventura dessa! Merece mesmo dormir. E muito!
Bjooooooo!!!!!!

A Magia da Noite disse...

o ser humano caminha para o isolamento total.

Amélia Ribeiro disse...

Beijar não pode...
mas tu deste um jeito...que bonitinho :-)...

Um beijo.

Anônimo disse...

oi baby tenha um ótimo dia e fica com Deus

Amiga do Cafa disse...

Hélia,
que luta heim ?
Essa gripe realmente apavora todo mundo.
Uma amiga minha teve e ficou 21 dias de " molho", emagreceu e sentiu muitas dores no corpo e fraqueza. Mas já está bem.
Eu sinto que uma gripe quer me pegar, mas nem penso em suína, por isso tomo muita água, suco e vitamina C.
Felizmente , pra você , o pior já passou.
Beijos pra você e para seus filhos.

Candinho Anjo disse...

Bom dia Helinha.

Que bom ter notícias de você e família, espero e desejo que
agora já esteja tudo sob controle e que todos aí estejam bem.

Menina! Que maratona a sua junto com seus filhos, li atentamente
a sua jornada no pronto atendimento aos dois, o que levou-me a mais uma reflexão sobre as mães e você foi esplendidamente perfeita.

Fico feliz em saber que está tudo sob controle, então desejo mais
uma vez ao Hugo e a Paula muita saúde e claro a você deixo meu
mais fraterno abraço.

Ha! As musicas aqui continuam sendo
deliciosas de se ouvir.

Beijos.

Everson Russo disse...

Essa tal gripe tá é danado, quanto mais tempo passa, menos solução tem pra ela, hoje a gente assusta até em dar um espirro...rs..rs...ta brabo....beijos querida, tenha um lindo final de semana...

Anônimo disse...

.................................
....... , . - . - , _ , .......
....... ) ` - . .> ' `( .......
...... / . . . .`\ . . \ ........
...... |. . . . . |. . .| ........
....... \ . . . ./ . ./ .........
......... `=(\ /.=` .........
........... `-;`.-' ............
........... `)| ... , ........
.............. || _.-'| ........
........... ,_|| \_,/ ........
..... , ..... \|| .' .............
..... |\ |\ ,. ||/ .............
.. ,..\` | /|.,|Y\, ............
... '-...'-._..\||/ .............
....... >_.-`Y| ..............
............ ,_|| ...............
.............. \|| ...........
............... || ..........
............... || ...........
............... |/ ...........

Ola Amadaaaaaaaaaa eu fiquei um mes com gripe forte , juntou sinusite renite e foi complicado sair desta gripe, mas graças a Deus nao tive febre e o medico disse que era uma gripe forte e alergica so isso.
Desejo que todos ai se recuperem logo viu amada!!

Te adoro demais!!

A disse...

Helinha,
Ainda bem que tudo acabou da melhor maneira! Esta pandemia, além de criar problemas nas relações sócio-afectivas, é desgastante para quem a vive de perto.
Um grande beijinho e força, porque, pelo que conta, o pior já passou!

IsaBella disse...

Oi He...
Nossa... que barra vc tah passando hein?!?
espero q seja "só" um resfriado mais 'grave'... essa gripe ah deixando td mundo apreensivo msm...
Melhoras pros seus filhotes!
heeheheehhehehehe
Hein? axo q vou p sua cidade natal... BH... nesse fim de semana... :)
hhihihihihihih!!!!
Um beijo grande!
ps.: adoro suas visitinhas...
vc tem orkut? se tiver, me fale q eu te passo o meu e vc ve as fotos do pico da bandeira... lembra q vc queria ver????
um beijão!

AFRICA EM POESIA disse...

HELINHA

O mar é isso mesmo não vale a pena dizer só coisas boas ...ele quando quer...leva tudo...


Um beijo volta sempre


espero que esteja tudo normalizado e que a saúde esteja bem
Beijos

Leonor Varela disse...

Existem pessoas que convivem anos
Conosco, e pouco representam.
Outras ao contrário, surgem em nosso caminho
de repente
E sem que se espere gravam seu nome
em nossa existencia. São os Amigos,

Passe nos meus outros blogs
Um bom fim de semana
Beijinhos

Flor disse...

Querida, sabe que eu senti a asua falta? Meu Deus o que você passou com as crianças! Mas inda bem que todos já estão bem. Realmente essa gripe é uma pandemia e temos que ter muito cuidado. Há exageros, isso é verdade, para por um lado até é bom que haja, porque só quando há exageros as pessoas "abrem os olhos", infelizmente é assim!
Eu estive três dias fora mas já estou de volta, cheguei no fim desta tarde. Amanhã já vou começar neste "trabalho" maravilhoso que é publicar posts que é dar a conhecer a todos os meus amigos as minhas histórias, umas verdadeiras outras assim, assim rsrsrsrsrsrs.

Beijinhos
Flor

Neusa Gadelha disse...

MENINA QUE SUSTO HEM?
LOGO COM SEU MAIOR BEM? QUE SÃO OS FOLHOS?
QUE BOM QUE TUDO FICOU BEM!
LÍ SEU TEXTO TODO E IA IMAGINANDO OS ACONTECIMENTOS.
BEIJÃO E TODO CUIDADO É POUCO COM SEUS PIMPOLHOS!
UM ABRAÇO!

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Helinha, graças a Deus que passou! De quinta para sexta não passei muito bem. Sentia muita dor no corpo, ardência nos olhos, céu da boca e quando engolia sentia muita ardência. Tive muito medo da gripe, mas quando fui ao hospital não estava com febre. O médico descartou a possibilidade da gripe suína. Acho que fui acometida por uma gripe alérgica porque andei esvaziando gavetas e armários para ver o que podia ser doado. O cheiro de roupa guardada acredito que causou tudo isso.Ainda não estou totalmente bem, mas estou bem mais tranquila hoje por saber que se trata apenas de alergia.
Fico feliz também por saber que agora você e os seus filhos estão bem. Brindo a todos nós com im delicioso suco natural de couve, laranja e cenoura. Tim-tim, amiga!
Bjs

Sandra disse...

OLA, VIM LHE CONVIDAR :
ESTE MOMENTO É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
FOI COM MUITA DEDICAÇÃO QUE CHEGUEI ATÉ AQUI.
COM ESTE LINDO BLOG.
PORTANTO CONVIDO A VC. PARA A BLOGAGEM COLETIVA.
VENHA PARTICIPAR.
COM MUITO CARINHO
SANDRA