domingo, 16 de agosto de 2009

Para onde caminha nossa juventude...


Quinta-feira, dia 13 de agosto, 11:40h.

Tinha terminado minha manhã de trabalho e me preparava para ir para casa. Esperava uma colega, perto do portão da escola. Ao meu lado estava um rapaz alto, aparentando uns 18 anos, cabelos claros e cortados em estilo “moicano”, com a parte central pintada de um loiro claro. Aproximou-se dele um outro rapaz, aparentando a mesma idade, cabelos cortados no mesmo estilo (porém castanhos nas laterais e pintados de vermelho vivo no meio), trajando uniforme do colégio de ensino médio que fica ao lado da escola onde trabalho.

Iniciou-se, entre os dois rapazes, o seguinte diálogo (eles falavam em tom de voz bem alto, para quem quisesse ouvir; o primeiro a falar é o rapaz de cabelos vermelhos):


- Cê tá namorando a Kelly, véi?
- Não! Tô só dando uns pega nela! Só pegando. Por que... aquela menina é cabulosa, ne, véi?
- É, cê já ficou com menina mais bonita que ela.
- Nó, zé, já fiquei com menina muito melhor! Mas eu não levo ela a sério, não! Quando ela começa a ficar com muita coisa, eu coloco ela no lugar dela. Ela liga pra mim e começa a torrar, eu desligo o telefone na cara dela, véi! Desligo de boa, faço isso direto. Depois ela volta pianinho. Come aqui, ó, na minha mão.
- É, cara, senão já acha que é namoro.
- Queisso, zé, eu já fiquei com cada menina! Muito mais bonita! Quando eu danço então, véi, as menina endoida!
- Sei. Cê tá trabalhando, cara?
- Tô não. Tô no seguro. Apareceu um trampo aí pra ganhar 800 reais, mas cê acha que eu sou besta? O trampo era tudo limpeza, carteira assinada, tudo beleza. Mas não peguei não. Ainda tenho 3 parcelas do seguro-desemprego, vou aproveitar, fi!
- Tá só de manha, ne, véi?
- Tô fazendo auto-escola. Tem que tirar carteira, ne, zé? Quando eu chegar nas parada dentro do carango, cara, as menina vão endoidar. Vou poder escolher mais ainda, vou pegar só filé.

Acredito que as pessoas demonstram suas personalidades e seus valores nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, pequenas atitudes... Não ter respeito pelo próximo e pelos seus sentimentos e querer sempre levar vantagem em tudo são características de fraqueza de caráter. Para mim, são. E não é desculpa dizer que se é muito novo ou que se é muito velho. O caráter se molda desde a infância.

Fico me perguntando, com certa apreensão: para onde caminha a nossa juventude?

Hélia

22 comentários:

Unknown disse...

Amiga, adorei o seu blog e esse artigo sobre nossa juventude. Na verdade parece que o ser humano se animaliza cada dia mais, sem ofensa aos animais; segundo uma filósofa que no momento esqueci o nome: "vivemos numa época em que não há nenhuma dignidade". Infelizmente sou obrigada a concordar com ela.
Não consegui ver todo o blog, tem muita coisa, depois vejo mais.

Andreia Alves disse...

Oi Helinha! Adorei tua visita e comentário lá no meu cantinho. E gostei mais ainda do selinho, obrigada querida és tão carinhosa!
Vou postá-lo com todo carinho amanhã, ok!
Quanto a nossa juventude infelizmente a maioria esta perdida por falta de valores, creio que hj em dia houve uma inversão no papel da familía e dos valores. Os pais não tem mais controle sobre seus filhos. A mídia comanda o mercado e cabeça destes jovens só mostrando o que tem valor estético. Não sei minha amiga onde isto tudo vai parar. Hoje em dia os jovens batem e matam os pais, imagine o que não podem fazer com as namoradas, falta de respeito é o de menos no andar da carruagem, isto sem falar nas drogas...
Então minha amiga tb pergunto:
Para onde caminha nossa juventude?
Que Deus nos ajude a educar nossos filhos de maneira correta e que eles tenham dentro si o amor, pois é o ponto crucial do ser humano, ter amor no coração, pois o se eles tiverem ai é só moldar...
Beijos querida amiga!
És um lindo ser humano...

Janeth disse...

Evidentemente hay un fracaso colectivo, algo que se está rompiendo, que se está cayendo. Y debemos tener, no solamente la esperanza, sino la seguridad de que podemos vencer esta gran crisis histórica.

Dalinha Catunda disse...

Olá Helinha,
Eu acho que respeito se conquista.Se alguém quer respeito deve impor respeito.
O homem sempre gostou de ser caçador. A mulher não pode dar mole, no mínimo tem de se fazer de difícil. Se o carinha quer apenas curtição ela usa o plano B. Ela entra com o pé e ele com trazeiro.
A mulher precisa de mais um pouquinho de amor próprio.
Beijos,
Dalinha

Marcia M. disse...

MINHA QUERIDA JA VI CENAS PARECIDAS ME PERGUNTO QUE SÃO AS MÃES DESTAS MENINAS E ONDE ESTAVAM ONDE O CARACTER FOI MOLDADO PORQUE ESSAS MENINAS DEIXAM SE TRATAR COMO CACHORRAS É UMA PENA ,QUANTO AOS MENINOS GERAÇÃO DE PAIS INSENCIVEIS QUE DIXAM TD NAS COSTAS DAS MÃES AONDE VAMOS PARAR AGRADEÇO A DEUS POR ME AJUDAR NA EDUCÇLÃO DE MEUS FILHOS PORQUE MEU DESEJOPE FAZER COM QUE SEJAM HOMENS DE CARATER E ATE AQUI TEM ME AJUDADO O SENHOR!
BJS!BELISSIMA POSTAGEM!

Anônimo disse...

meu anjo lindo, saudade di oce, uma ótima semana e muitos beijinhos para ti

neide disse...

É Helinha muito preocupante mesmo. Essa juventude está se perdendo em todos os pontos, sem respeito a quem quer que seja e sem respeito nada caminha bem ... se bem que num país onde se vivi de pizza em todas as esferas da sociedade, eles não tem muito exemplos bons a seguir não, estão perdidos sem direção, sem um alvo na vida. Infelizmente os que podiam dá exemplos hoje olham só em direção ao seus próprios umbigos, se é que me fiz entender.

Quanto ao seu comentário no meu cantinho... Acho que a única coisa que os homens pagariam caro, e sem reclamar, é saber em que as mulheres pensam, principalmente as suas mulheres.. que tormento pra eles rsrsr

O selinho ficou lindo, viu? Respondo o meme também, só que lá pra 3ª feira, ok?

Agora vou dormir, já estou com sono. Querida boa noite e ótima semana.

Bjss

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA HELINHA, MARAVILHOSO TEXTO... SUBLIMES PALAVRAS AMIGA... OBRIGADA PELO MEME... ABRAÇO-TE COM CARINHO...
FERNANDINHA

Everson Russo disse...

Menina que show, eu penso que nem personalidade os dois personagens da vida real tem, e acrescento mais, estão cavando um buraco tão grande, que quando cairem dentro dele, jamais consegirão sair, esse é o caminho da juventude, um labirinto sem saida...beijos, lindo dia, linda semana....

FOTOS-SUSY disse...

OLA HELINHA,ESPECTACULAR TEXTO,BELAS PALAVRAS....OGBRIGADO PELO SELO ESTA LINDO...
BEIJINHO DE AMIZADE!!!


SUSY

IsaBella disse...

O Pior é que está assim msm...
Ninguém mais quer levar alguém a sério em um relacionamento...
tudo gira em torno do que vc é (bonito) e do que vc tem (carro, dinheiro)!
Tah td muito supérfulo... Tudo sem fundamento... Sem consistencia...
Onde iremos parar??????
Eu tbm num sei!!!!
beijinhus

MAGNUN disse...

BOA TARDE HELINHA,SEJA BENVINDA..
LEGAL SUA PREOCUPAÇÃO COM NOSSA JUVENTUDE.
ISSO É REFLEXO DO QUE ESTÁ FAZENDO NÓS,OS ADULTOS.NÃO ESTAMOS SABENDO DAR UM RUMO NOVO,AOS NOVOS.
ABRAÇOS,MAGNUN...

Inside Me disse...

ehhh, minha filha, boa pergunta, já a resposta talvez não seja tão boa assim, só Deus pra dar um rumo nessas vidas sem norte. bjus e obrigada pelo meme, assim q der eu posto, ok? bj

Flor disse...

Querida Helinha, obrigada pelo selinho, já vou levar.
Eu pergunto ainda, Como serão os nossos homens de amanhã????????

Dificil a resposta, não é?

Beijinhos
Flor

Sandra disse...

Já estava com saudades de você!
Como é bom estar entre amigos.
Agradeço, e retribuo a sua visita no blog. Fiquei muito feliz com a sua contribuição.
Agora já estou novamente com o PC. Passe lá e traga um selinho para vc. Curiosa agradece as
10.000visitas bem conquistadas.
Com muito carinho
Sandra

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Gostei muito de seu post!

A mocidade me passa que perdeu o rumo,seus valores são os que lhes são passados pela mídia,pela política e,infelizmente,por alguns pais...

Quanto a relação com as meninas penso que a responsabilidade é delas que não se valorizam como devem e permitem ser usadas como simples objetos descartáveis!!

Lamentável,mas assim é...

Um beijo!

Sonia Regina.

Ana Maria disse...

Adorei o texto, bastante reflexivo.
Beijinhos!

Barbara disse...

Não caminham ou se caminham é prá onde estão agora - em lugar algum.

Cadinho RoCo disse...

Mas o que você quer de um País que tem um Presidente da República que não respeita nada e ninguém , que mente descaradamente e com um português abaixo da crítica quando diz que "os da imprensa qué é só falá mal dos político..."
Estamos no Brasil da mentira,da falcatrua, do bicho esperto, do véi que pega as mina toda e por aí vamos nós. Razão para que eu insista com veemência na necessidade suprema de assumirmos com altivez o voto nulo para que não participemos dessa canalhice que está aí, oriunda de um prcesso eleitoral falido, vendido, corrompido e desvalido.
Cadinho RoCo

Rosi disse...

Olá
Vim retribuir a visita lá no meu blog. Adorei o comentário a respeito dos nomes, hilário né?!
Então vc é professora. De qual matéria? Sabe que ser professora sempre foi meu Plano B, este plano ainda não morreu não, tá na gaveta e sempre dou uma olhadinha nele, quem sabe um dia.
Sobre seu post da nossa juventude, realmente é lamentável o que vimos, para que os valores mudaram drastiamente ou será que já não existem mais? Sempre que penso em ter um filho sinto tanto medo do que ele vai enfrentar...
Volte lá quando quiser, será muito bem-vinda.
Venho mais vezes, prometo.
Um abraço

Cleo disse...

Será que ainda dá para consertar o mundo? espero que a juventude consiga enxergar uma luz brilhante e não este buraco negro pela frente.
Helinha, beleza de texto.
Beijos no coração.
Cleo

Hélia Barbosa disse...

Amigos...

No início eu tentava comentar nos meus posts, depois dos comentários das pessoas... depois vi que não dava conta disso... e acontece também que a maioria das pessoas não volta ao post onde comentou e, portanto, não leria meus comentários...

Mas é que dessa vez, não teria como deixar de fazer esse comentário!!

Esta foi uma das postagens que rendeu os melhores comentários!!

Gosto de todos os comentários, pequenos, médios e grandes!! Bom, confesso que tenho preferência pelos grandes... rsrs... toda baixinha (tenho 1,60m) tem mania de grandeza!! E gosto muito de ler, então adoro quando escrevem muito!! Mas tem umas pessoas que conseguem fazer comentários maravilhosos em 2 linhas, eu acho isso demais também (até porque eu não consigo!!)...

Então, adoro todos os comentários... mas os comentários deste post foram demais!! Reflexivos, muito ricos, amei por demais!! Acrescentaram muito mesmo!!

Até minha amiga querida, Eunice, que não tem blog, comentou!!

Parabéns pelo que escreveram e obrigada a todos!!

^^